O que treinar nas férias do ciclismo

Prepare-se para suas férias ou acampamento de treinamento de ciclismo com estes oito passos essenciais. Obtenha o máximo de suas férias de ciclismo com um pouco de preparação. Se você está se preparando para uma aventura de ciclismo em breve, certamente não está sozinho.

É comum que grupos de ciclistas viajem entre os meses de fevereiro e abril, procurando por clima mais quente, longas subidas europeias e um pouco de descanso das estradas com crateras nos EUA e no Reino Unido. Se você está procurando inspiração sobre onde pedalar, confira nosso guia dos melhores destinos de férias de ciclismo na Europa e África. Essas férias geralmente são antecipadas com meses de antecedência e embarcadas com grandes expectativas. Se tudo correr bem, os ciclistas podem esperar voltar para casa com uma melhor condição física e renovado entusiasmo após alguns dias ensolarados passados pedalando e relaxando em boa companhia. Eles também terão escapado do clima incerto do Reino Unido e dos EUA e estarão prontos para encarar sua programação e objetivos de verão com renovado entusiasmo.

No entanto, é fácil deixar o entusiasmo tomar conta, sair correndo assim que chegar, fazer muitas longas saídas de endurance na Zona 2 e subestimar a quantidade de subidas necessárias, retornando cansado e queimado, tendo se sobre treinado.

Se preparar para um acampamento de treinamento pode parecer um pouco louco, mas se você já tem algumas milhas nas pernas, provavelmente vai desfrutar mais da viagem e ser capaz de obter um maior benefício de seus dias na sela, estando menos esticado e podendo fazer mais enquanto estiver longe.

Sua viagem de ciclismo provavelmente envolverá dias longos, seguidos uns dos outros. Não estamos sugerindo que você tente registrar essa distância em casa ao seu redor do trabalho, mas se você puder estender suas saídas de fim de semana antes e talvez fazer alguns dias duplos, isso ajudará seu corpo a se preparar para o que está por vir e, psicologicamente, você se sentirá mais preparado.

Você não quer ser aquele que todos estão esperando no topo de cada subida durante todas as férias.

Se você está viajando com um grupo de outros ciclistas, então é importante garantir que todos estejam na mesma página. É um “acampamento de treinamento” ou uma “viagem de ciclismo”? Você está pedalando o dia todo ou dividindo seu tempo entre a bicicleta e os bares/piscina/atrações turísticas?

Alguns ciclistas provavelmente quererão estar pedalando o dia todo todos os dias, enquanto outros podem estar mais interessados nos bares após a pedalada. Isso pode ser um problema especial se você estiver cansado e compartilhando um quarto com alguém que gosta de festejar.

Claro, não há nada que impeça você de fazer algumas de suas saídas separadamente – apenas certifique-se de que todos tenham expectativas semelhantes.

Um dia fácil pode oferecer alguma recuperação e ajudá-lo a se manter melhor nos dias subsequentes, embora possa parecer um desperdício, tendo viajado para o seu acampamento de treinamento. Fique de olho no tempo também – você pode descobrir que deseja pular essa saída de todo o dia com vento forte.

A maioria dos locais de férias de ciclismo possuem subidas locais – um desejo de pedalar as subidas ao redor provavelmente desempenhou um papel na escolha do seu local de base. Se houver algumas subidas na sua lista de desejos, faça um plano para quando você vai atacá-las.

Seja realista sobre quantos dias de pedalada intensa você pode fazer, para que você possa desfrutar da sua subida à rainha, em vez de se tornar uma jornada.

É uma boa ideia planejar um “dia de recuperação” em que você possa sair para uma saída mais curta e plana, embora esteja preparado para ser flexível com isso conforme o tempo indicar.

Poucas coisas são piores do que uma semana ouvindo um pedal barulhento – ou pior, tendo suas descidas arruinadas por pneus em que você não confia ou freios tão próximos do metal que você não tem certeza se será capaz de frear para aquele curva rápida que se aproxima.

Sua bicicleta vai sofrer mais desgaste durante a sua semana de viagem do que o normal. As exigências de longas subidas e descidas significam que você realmente quer que seus câmbios e freios estejam em boas condições de funcionamento – então substituir pastilhas de freio e cabos antes de partir é uma boa ideia.

Se você tem câmbio eletrônico, certifique-se de ter carregado a bateria ou ter embalado sua base de carregamento/cabo. Você não quer passar todas as férias no pequeno anel. Verifique o desgaste da corrente e se todos os seus parafusos estão apertados também.

É provável que isso vá sem dizer, mas apenas para garantir: não seja como este autor (há muitos anos) com 21 anos, loucamente procurando uma caixa de papelão do tamanho da bicicleta na noite anterior de viajar com sua primeira bicicleta de estrada de três semanas de idade para os Pirineus.

Portanto, é importante verificar e preparar sua bicicleta com antecedência para evitar problemas durante a viagem. Isso garantirá que você possa desfrutar plenamente de sua aventura de ciclismo e retornar com boas memórias e melhor forma física.

Também é importante se preparar para condições climáticas variáveis. Embora viajemos para a Europa em busca de melhores condições climáticas, isso não significa que você possa esperar sol o tempo todo. Na temporada inicial, mesmo em locais quentes para ciclismo, como a Costa Blanca e Mallorca, pode haver neve ou tempo frio e úmido.

Portanto, é importante levar roupas removíveis, como manoplas, perneiras, jaquetas, coletes e uma camada de base que possa absorver suor enquanto você sobe para não esfriar na descida. Certifique-se de ter opções para cobrir braços, pernas e pés e uma luva com dedos completos. Você também pode querer levar uma touca de ciclismo, que o protegerá do sol de alta altitude, além de chuva e frio. O protetor solar é uma boa escolha se você estiver viajando para o sul, mesmo na primavera.

Se você está se preparando para uma aventura de ciclismo em breve, certamente não está sozinho. É comum para grupos de ciclistas viajarem entre os meses de fevereiro e abril, procurando por clima mais quente, longas subidas europeias e um pouco de respiro das estradas cheias de crateras no Reino Unido e nos EUA.

Se você está procurando inspiração para onde pedalar, confira nosso guia dos melhores destinos de férias de ciclismo na Europa e África. Essas férias geralmente são antecipadas meses à frente e embarcadas com grandes expectativas. Se tudo correr bem, os ciclistas podem esperar voltar para casa com condicionamento físico melhorado e entusiasmo renovado após alguns dias ensolarados passados pedalando e relaxando em boa companhia.

Se você está tendo dificuldades com qualquer tipo de desconforto na sela agora, então você vai ter muito mais dificuldades depois de 500 quilômetros.

Escolha uma sela que você saiba que é confortável para longas distâncias (certifique-se de testá-la com antecedência), especialmente se você estiver alugando uma bicicleta – você não quer ficar jogando roleta de sela e pode pedir à loja para trocar a sela de estoque por uma que funcione para você.

Creme para sela e muitas calças de ciclismo confortáveis ​​também são adições sensatas. Certifique-se de ter o suficiente de calças para uma roupa fresca todos os dias, ou esteja preparado para lavar suas roupas de ciclismo à noite.

A dica principal para ciclistas que enfrentam longas viagens é sempre se alimentar corretamente, bebendo e comendo ao longo do caminho para recarregar os tanques. Então, se você estiver completando longas viagens todos os dias (ou quase todos os dias), isso se tornará ainda mais importante. Se você normalmente usa bebidas energéticas, barras, géis ou bebidas de recuperação, leve seu veneno normal com você, a menos que você saiba que estará disponível facilmente onde você estiver hospedado. Tentar um novo produto em seu acampamento pode causar problemas estomacais ou dificuldade em obter a nutrição ciclística necessária em uma longa viagem em área remota. É comum que os ciclistas fiquem em hotéis com jantares estilo buffet em acampamentos de treinamento. Isso remove o trabalho de comprar e cozinhar (se você não gosta disso), mas significa que você precisará comer o que estiver disponível. Normalmente há muita escolha, mas tente evitar se entusiasmar.

É importante verificar se sua bicicleta está coberta por seu seguro de casa quando você estiver viajando. As seguradoras específicas para ciclismo provavelmente o cobrirão, mas é importante verificar. Também é uma boa ideia adquirir seguro de viagem, que pode cobrir suas passagens aéreas, acomodações e quaisquer despesas médicas.

Rafael Lira