10 dicas para andar em um pelotão

 De passeio de clube a corrida de rua ou esportiva, andar em grupo pode ser uma perspectiva bastante intimidadora de se enfrentar. Você é responsável não apenas por sua própria segurança, mas também pela segurança das pessoas ao seu redor. Dito isto, depois de entender a mecânica, andar em um grupo coordenado e sincronizado oferece muitas vantagens, incluindo uma carga de trabalho compartilhada. Com o efeito slipstream ajudando a reduzir o arrasto, você pode andar mais rápido com menos esforço. Sem falar que andar em grupo é muito divertido! Portanto, seja corajoso e confie que andar em grupo é uma habilidade que qualquer ciclista pode adquirir facilmente. Aqui estão algumas dicas para ajudar a aumentar sua confiança ao começar.


Não sobreponha as rodas!

Esta é a primeira coisa que você precisa estar ciente o tempo todo ao andar com um grupo – sua roda nunca deve se sobrepor ao piloto da frente. Você quer andar o mais perto que puder com segurança para se beneficiar do efeito turbilhão, mas a sobreposição nunca é boa. Se o fizer, colocará a si e aos outros condutores em perigo, porque se o condutor da frente se mover repentinamente na estrada, as suas rodas colidirão e provavelmente resultará num acidente.



Mantenha-o estável

Deixe a consistência e a previsibilidade serem seus princípios orientadores. Qualquer comportamento súbito ou errático significa perigo para você e para as pessoas ao seu redor. Mantenha sua linha o mais firme possível e tente abster-se de movimentos de um lado para o outro. A melhor maneira de evitar ter que fazer um movimento de última hora é sempre olhar bem à frente para quaisquer perigos. Quando você tiver que se mover, reserve bastante tempo e certifique-se de comunicar suas intenções aos outros pilotos.

A comunicação é fundamental

Falando em comunicação, certifique-se de sempre alertar os outros pilotos sobre quaisquer perigos e informá-los quando e se você planeja mudar sua velocidade. Se você é novo no grupo, também se apresente e tire todas as suas dúvidas sobre o passeio. Se você decidir sair mais cedo ou voltar, certifique-se de avisar alguém.


Sem frenagem brusca

Relacionado a ser o mais previsível possível, esteja ciente de que a frenagem repentina é perigosa em um grupo. O ciclista atrás de você pode não ter espaço suficiente para compensar sua mudança de velocidade e pode acabar batendo em você. Se precisar reduzir a velocidade, indique que está diminuindo a velocidade em um cruzamento ou perigo com um aviso verbal de “redução” ou levantando a mão para os ciclistas atrás de você.

Preencha no espaço em branco

Você deseja manter uma formação compacta, portanto, se não houver ninguém além da pessoa à sua frente, você deve subir para preencher a lacuna. Da mesma forma, se ninguém estiver ao seu lado e ninguém se mover para uma lacuna ao seu lado, mova-se para o final do grupo, para que o próximo par possa subir na linha.

Siga as regras da estrada

Ao andar em grupo, e especialmente ao liderar o grupo, é importante que você obedeça às regras de trânsito. Independentemente de como você pode julgar uma situação quando está sozinho, você
deve considerar as consequências que suas ações terão sobre os outros ciclistas do seu grupo. Respeite os semáforos, a sinalização e sempre exagere na cautela.



Mantenha as mãos no guidão

Se precisar se sentar para se alongar ou tirar a roupa, sempre vá para trás primeiro. Enquanto estiver no meio da mochila, suas mãos devem permanecer no guidão. Isso afastará os passageiros ao seu redor e o colocará em maior risco de causar um acidente.

Beba inteligente

Sempre segure a garrafa ao lado da boca enquanto bebe, para que você nunca perca de vista para onde está indo. Pode parecer óbvio, mas lembre-se de que todos os movimentos que você faz ao andar em grupo devem ser estratégicos e deliberados.


Seja um bom líder

Quando chegar a hora de assumir a frente, lembre-se de que você é responsável por todo o grupo. Quando estiver liderando o grupo, tente monitorar possíveis problemas e avise com bastante antecedência sobre paradas iminentes ou mudanças de ritmo. Esteja pronto para sinalizar para os outros se algo acontecer, você gostaria que eles fizessem o mesmo por você.

Fique calmo

Por último, mas não menos importante, tente ficar relaxado. Andar em grupo será emocionante e um pouco assustador, mas você terá menos probabilidade de cometer um erro ou entrar em pânico quando não estiver tenso e agarrando ferozmente o guidão. Relaxe, aproveite o ambiente e aprecie a beleza do movimento sincronizado do grupo.

Venha conhecer nosso Canal voltado para o publico esportivo, em especial os praticantes de ciclismo, musculação e treinos calistenicos. Abordando também aspectos nutricionais, suplementação e funcionais.



Rafael Lira