Peter Sagan anunciou que encerrará sua carreira no ciclismo de estrada

 

Peter Sagan, a estrela prolífica e popular, anunciou que encerrará sua carreira no ciclismo de estrada e se concentrará nas Olimpíadas de Mountain Bike em 2024. Ele irá finalizar a temporada atual na estrada antes de fazer a transição para o esporte de montanha.


Peter Sagan, um dos ciclistas mais prolíficos e populares de sua geração, confirmou que a temporada de 2023 será a sua última temporada correndo no WorldTour de elite masculino.

Sagan, que completou 33 anos na quinta-feira, disse que vai terminar essa temporada com a TotalEnergies e depois mudar para o ciclismo de montanha e buscar uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

“Chegou a hora de deixar todos saberem que esse é o meu último ano de bicicletas de estrada como profissional”, disse Sagan na quinta-feira em uma coletiva de imprensa. “Eu vou ficar com a TotalEnergies e gostaria de me concentrar mais na qualificação para os jogos olímpicos de mountain bike”.

A anúncia foi feita no seu aniversario durante um dia de folga na sua estreia na temporada na Vuelta a San Juan.

Os funcionários do time disseram que a decisão de se afastar das corridas de estrada foi tomada “há algum tempo” e a decisão vem após algumas temporadas abaixo do esperado afetadas pela COVID.

Sagan disse que continuará correndo, incluindo algumas corridas de estrada em 2024, mas destacou que a campanha de 2023 será a sua última totalmente dedicada a um calendário completo de WorldTour.

“Isso não é minha despedida”, disse Sagan. “Vou embarcar em uma nova aventura e todos ainda me verão nesses novos projetos”.

Sagan já competiu nos jogos olímpicos de mountain bike em 2016 e está colocando o off-road e o sonho de uma medalha olímpica no centro de suas ambições.

Sagan agradeceu ao grande círculo de amigos, companheiros de equipe, funcionários e patrocinadores que o apoiaram desde que ele surgiu há mais de uma década.

Sagan é um dos principais destaques da classe de 1990 e ganhou três títulos mundiais, sete camisas verdes de pontos, além da Tour of Flanders e Paris-Roubaix.

Quer melhor sua performance no ciclismo?
Se sim, conheça o meu programa de Ciclismo Do Zero Ao Podium, um programa completo que vai te ajudar a evoluir no ciclismo seja nos treinos como também nas competições.

Rafael Lira